Empresa
A SOLUBEMA é pioneira na Europa na extração de mármores cristalinos.
História
Introdução
A SOLUBEMA - Sociedade Luso-Belga de Mármores é uma das maiores empresas extrativas de mármore em Portugal e uma das dez maiores da Europa.
Dedica-se à extração de blocos de mármore desde 1928, na sua pedreira com um quilómetro quadrado, localizada na Herdade da Vigária, no coração do Alentejo, de onde são extraídos mármores, considerados dos mais preciosos de Portugal e talvez do mundo.
A história antiga
Os mármores da Herdade da Vigária foram descobertos e explorados há mais de dois mil anos com a fundação das cidades romanas de Augusta Emerita, a actual cidade de Mérida em Espanha, e de Évora em Portugal. Ambas as cidades, Património Mundial da Humanidade, conservam nos próprios museus numerosos baixos relevos, colunas e esculturas deste período antigo realizadas com o mármore da Herdade da Vigária.
No Idade Média, numerosas igrejas e castelos utilizaram o mármore da Herdade da Vigária, tanto como material estrutural como decorativo.
No final do século XV, durante o Renascimento, a instalação da Casa Real de Bragança em Vila Viçosa deu origem a uma revolução arquitectónica da vila com a construção de numerosas capelas, igrejas e palácios que fizeram uma larga utilização dos mármores da Herdade da Vigária.
Georges Demoustler
Leopoldo Portas
História do Séc. XX – Criação da SOLUBEMA
No princípio do século XX, a jazida da Herdade da Vigária foi delimitada por Leopoldo Portas e o empresário belga, Georges Demoustier, ambos engenheiros de minas, como sendo a mais promissora para o estabelecimento de uma exploração industrial de mármore. Assim surge a Sociedade Luso-Belga de Mármores (SOLUBEMA), fundada em 24 de julho de 1928, que adquiriu a propriedade da Herdade de Vigária.
Com a assistência da De Merbes-Sprimont, empresa belga associada e especializada em mármores, a SOLUBEMA introduziu, de imediato, nas suas pedreiras, a extração mecânica com guinchos e vagonetas, e com o corte dos jazigos pelo fio helicoidal, modificando radicalmente os antigos processos de trabalho manual.
Seguiram rapidamente as primeiras grandes encomendas de exportação de blocos de mármore da Vigária, sendo a mais significativa aquela enviada para a realização do Benjamin Franklin Memorial em Filadélfia (1932).
Embarque marítimo de blocos de mármore da SOLUBEMA nos anos 1932
Benjamin Franklin Memorial em Filadelfia
A excelente qualidade dos mármores da SOLUBEMA irá impor-se progressivamente ao longo do século XX nas obras de referência internacionais na Europa, no Médio Oriente e nos Estados Unidos.
Em 1974, a partir da SOLUBEMA, é fundada a empresa Etma (Empresa Transformadora dos Mármores do Alentejo), fábrica dedicada à transformação dos mármores alentejanos.
Em 1993, o grupo “Compagnie des Marbres”, da família Kezirian, entra no capital da SOLUBEMA e inicia uma reestruturação radical do sistema produtivo e comercial de ambas as empresas que perdura ainda hoje.
Missão
Com as suas pedreiras próprias e uma potente capacidade productiva, a SOLUBEMA dispõe de um importante parque de blocos de alta qualidade que lhe permite realizar obras complexas e satisfazer projectos e clientes exigentes no mundo inteiro nos melhores prazos, levando longe a reputação dos mármores de Portugal.
Responsabilidade Social, Ética e Politica Ambiental
A SOLUBEMA usa no processo de extração equipamentos modernos de baixos impactos ambientais, O custo carbónio da sua produçao é um dos mais baixos da construção civil. E ao contrário de outras actividades humanas, os nossos processos interferem de forma positiva com a natureza, criando numerosos habitats ecológicos que favorecem a biodiversidade.
De acordo com a sua filosofia de responsabilidade social, a SOLUBEMA promove diversas iniciativas locais apostando em projetos de âmbito patrimonial, cultural e comunitário.
Saúde e Segurança
Na SOLUBEMA criamos um ambiente de trabalho seguro, com a aplicação de todas as regras de Higiene e Segurança no trabalho, de acordo com a legislação em vigor.
Empregos
Para completar o seu quadro de colaboradores, a empresa SOLUBEMA procura atualmente o seguinte perfil: